Cuidado com a vaidade!

A maneira que o inimigo espiritual tem atuado no meio evangélico em nossos dias é através da vaidade.
Não estamos dizendo pra você andar desarrumado, não confunda a vaidade com ser cuidadoso, sem boa aparência. Podemos  andar com roupas limpas, bonitas. A vaidade é que devemos nos apresentar sem os excessos das roupas extravagantes, chamativas, com cores berrantes ou modelos sensuais, é uma obsessão pra querer ser o mais bonito ou a mais bonita, por querer ser a que mais chama atenção. É uma disputa para ver quem é melhor. Pode-se estar elegante e bem vestido de maneira discreta, com bom gosto, sem querer aparecer.

Então a vaidade é uma preocupação excessiva com coisas passageiras e por aquilo que é vão. A principal característica da vaidade é a futilidade. Se preocupar excessivamente pelo o que os outros pensam sobre ti. Não há necessidade de você se preocupar tanto com isso, pois o que é moda hoje, daqui a um mês ninguém vai mais lembrar. Se você é a mais bonita da festa hoje, na próxima ninguém vai lembrar. Querer ser o mais bonito da igreja, não vai adiantar em nada.

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.” (Efésios 4:17)

Dessa forma, qualquer devoção exagerada pode se tornar vaidade. Adolescentes podem ser vaidosos ao quase idolatrar uma banda de rock, ir pro show, chorar pelo cantor,  Até no meio cristão da pra se perceber isso num “show” gospel. Quem não fica apreensivo ao notar nestas apresentações o público aos berros dizendo: “João, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!” ou corre atrás de um autógrafo num CD, chora por um autógrafo na roupa ou até na própria Bíblia. Isso são coisas típicas do mundo.

Vaidade é praticamente igual à idolatria, seja idolatrar a beleza, até alguém ou um artista. Correr atrás destas coisas vãs; Daí, está escrito em Samuel:

“Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.” (1Sm 12.21)

O importante é o crente estar sem excessos. De que adianta o homem ser rico, famoso, ter grande poder em suas mãos, conquistar o mundo e ser vazio e sem rumo? Pessoas e artista que tem tudo mas na verdade não tem nada  e sente um vazio, alguns vão querer preencher indo pras drogas... É isso que na maioria das vezes acontece, as pessoas não crentes sentem falta de algo, de uma alegria e vão procurar nas festas e nas drogas.

E qual o remédio contra vaidade? É a sobriedade (ser moderado, controlado).

 
Site produzido por uma grande equipe. #TweetUmLouvor Deus vos abençoe!