A verdadeira e a falsa liberdade

Tente criar uma definição para liberdade a partir do versículo:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:12)

Liberdade significa a condição de uma pessoa não ser submetido ao domínio de uma coisa e então ter pleno poder sobre si mesmo e fazer o que é certo. Não é curtir a vida, ir pra festa, beber porque você é livre... Isso é libertinagem. Você vai já entender.

Os adolescentes/jovens de maneira geral sonham com a liberdade, talvez por tratar-se de uma fase de transição onde estamos deixando de ser crianças, mesmo sendo dependente do controle dos pais, achamos que já damos conta de seguir nossos próprios caminhos, a fazer nossas próprias escolhas, muitos acham que são livres para fazer o que quiser. Acabam também confundindo o conceito de liberdade e libertinagem que são coisas bem diferentes. 

Liberdade: Ato de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; independência; permissão; Libertinagem: é a falsa liberdade. Tem aparência e gosto de liberdade mas é puro pecado. Muitas vezes ela é o mau uso da liberdade.

Algumas pessoas da sociedade e principalmente a televisão tem colaborado com para essa confusão de conceitos, onde liberdade é onde tudo é possível, onde você pode experimentar de tudo e fazer o que quiser de sua vida.

Se pararmos um pouco diante da TV, percebemos logo que qualquer produto que o consumo seja destinado ao público jovem estará sempre ligado a uma imagem que nos remete a essa suposta “liberdade”. Porque na maioria das vezes essa liberdade não é verdadeira, muito pelo contrário, são meios de nos tornarem cada vez mais prisioneiros, dependentes do consumo de marcas e produtos.
O que o mundo tenta nos oferecer como liberdade é, na verdade, a pior escravidão. Basta vermos os altos índices de jovens que se dizem livres e independentes, entregues ao consumo de drogas, bebidas, cigarro, etc.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gl 5:19-21

Todas essas coisas são a falta liberdade. O ser humano acha que é livre para fazer tudo o que quiser, mas na verdade por trás está preso a essas coisas e não consegue se libertar. Mas graças damos a Deus que nos fez verdadeiramente LIVRES através de Seu filho Jesus Cristo! 

“Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Estais, pois, firmes e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão.” Gl 5:1

Não podemos ser passivos diante dessa realidade de libertinagem imposta pelo mundo, precisamos estar unidos para o combate e a nossa arma é a Palavra de Deus, essa sim, é a verdade que nos torna LIVRES! (João 8- 32) “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Somos a luz do mundo, o Espírito Santo está sobre nós. Ao contrário do que o mundo acha, somos livres sim, livres do pecado, livres para renunciar tudo que não agrada a Deus. (2 Coríntios 3-17) “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”

 
Site produzido por uma grande equipe. #TweetUmLouvor Deus vos abençoe!