Orgulho: o mal que corrói o homem


O ser humano, em geral, tem a necessidade de ser visto e admirado pelas pessoas, principalmente quando esse tem uma posição de destaque diante do meio onde está inserido, por isso, quando erra ou tem uma atitude inadequada, tem dificuldade de assumir. Isso se chama orgulho. O adolescente não foge a essa situação, ele é alguém que tem sérias dificuldades para vencer o orgulho.

Essa lição tem como objetivo mencionar uma área em que os cristãos têm a tendência de não observarem: o orgulho, o mal que corrói o homem, sem que ele perceba. Há vários tipos de orgulho, um deles é o orgulho espiritual, o qual nos orgulhamos por um dom que Deus nos deu. Por exemplo, se orgulhar porque é um bom músico, prega bem, canta bem, etc.

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”. Nada é mais detestável para Deus do que o orgulho. O primeiro pecado, em essência, visava à entronização do eu no lugar de Deus. Uma das formas que o orgulho se manifesta é o orgulho espiritual. Ser orgulhoso em relação aos dons que Deus concedeu ou da posição a que Seu amor e graça nos elevaram. Fazer isso é esquecer de que a graça é uma dádiva e que tudo quanto temos nos foi dado.

Os orgulhosos serão humilhados.  “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” Mateus 23:12 - O orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura. 

Orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nosso próprios esforços para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. 

Por que orgulho é um pecado? Orgulho é dar a nós mesmos o crédito por algo que Deus realizou. Orgulho é dar a nós mesmos a glória que pertence só a Deus. Orgulho é, em essência, louvor próprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possível se não fosse Deus nos capacitando e sustendo. Por isso é que devemos dar a Deus a glória – por que só Ele é digno de recebê-la. Vamos nos analisar e perguntar: "será que sou orgulhoso?" ou "será que minto para tentar impressionar alguém?". Pare & Pense!


Leia Provérbios 16:18 Provérbios 29:231 Pedro 5:5-6
Lucas 18:14Mateus 18:4 e 1 Coríntios 10:12

Deus te abençoe!

 
Site produzido por uma grande equipe. #TweetUmLouvor Deus vos abençoe!