A preguiça do preguiçoso

"Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." Provérbios 6:9-11. 

Será que aquela moleza própria de segunda-feira, ou curtir a cama num domingo de chuva, sem a obrigação de trabalho, escola ou igreja é pecado? O bicho preguiça não caça animais, mas se alimenta apenas de folhas. Ela é seletiva. Não come qualquer folha. Sua única defesa consiste em camuflar-se entre as folhas nas copas das árvores. Elas não bebem água, pois a água que precisam para viver é absorvida do próprio alimento. É um animal dócil e indiferente ao que acontece ao seu redor. Porém observa tudo como se contemplasse a natureza. Conhece o perigo, mas não reage. Quando assustada, apega-se às pessoas ou às suas companheiras. As preguiças costumam dormir cerca de 14 horas por dia. Conforme a temperatura pode chegar ir até 16 horas.

"Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. " Provérbios 24:33-34.

A preguiça precisa ser tratada pela cruz. Toda a humanidade já nasce com isto no coração e não existe remédio que possa tratá-la senão a cruz de Cristo. A obra de salvação que Deus nos proporcionou foi plenamente perfeita, pois não só nos assegurou eterna redenção, como também a libertação de todas as nossas dores e enfermidades. A Bíblia nos afirma que fomos completamente sarados através do sacrifício que Jesus Cristo realizou naquela cruz.

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."  Isaías 53:4-5.

É importante que não esqueçamos deste fato de que lá na cruz quando Cristo morreu, todos nós os que cremos também morremos para ganharmos a Sua vida pela ressurreição, para vivermos uma vida de ressurreição. Lá na cruz Cristo nos libertou da preguiça maldita que fazia nós de vítimas. Pois a preguiça é pecado quando se torna parte integrante de nosso caráter. E o cristão precisa possuir o caráter de Cristo, e nele não há lugar para a preguiça.

O verdadeiro cristão busca a santidade e, para isso, precisa estar sempre lendo e vivendo a Palavra e em comunhão com o Senhor na oração. Uma pessoa preguiçosa vai ter dificuldade para achar tempo para ler a bíblia e orar. Sempre vai encontrar desculpas que, segundo ela, são justificadas. E, ai, a corrida de obstáculos fica impossível de ser vencida. Deixe a preguiça de lado. Pare&Pense!



 
Site produzido por uma grande equipe. #TweetUmLouvor Deus vos abençoe!